Feeds RSS
Feeds RSS

segunda-feira, 16 de abril de 2012

SEMANA DO ÍNDIO : PROTEGENDO A NATUREZA.

Terra-mãe de Ana Maria de Andrade

A mãe terra nos dá tudo. O nosso alimento, água, remédios, madeira...E é o nosso lar, onde podemos observar as belas paisagens de mar, rios, ouvir o canto dos pássaros e dos outros animais da natureza. Na sua flora, respirar ar puro e sentir a sombra fresca das árvores, precisamos cuidar muito dessa mãe.

Esta semana como estamos em comemoração do dia do Índio e do Planeta terra eu trouxe para vocês "Terra-mãe" de Ana Maria de Andrade , que escreveu de uma forma simples sobre a natureza, mostrando a dor das plantas ao serem desmatadas, pela Franco Editora. É uma boa reflexão para os leitores iniciantes sobre a natureza.


Ana Maria Andrade escritora infantil
Imagem tirada do site de Ana Maria de Andrade

Este é um livro descomplicado, apesar do tema complexo, porque não é fácil para uma criança entender a destruição da natureza, que elas tanto amam. O livro tem uma linguagem compreensível e envolvente e conta a história de Flô, que é uma linda flor ilustrada em origami que vivia feliz em sua terra na companhia de pássaros e das árvores, mas é surpreendida pela chegada do homem que desmata, caça, joga lixo na rua e polui os rios.


Flô relata o seu sofrimento e a sua superação ao lado de um doce jardineiro e do pássaro Penugem, que lutam para reflorestar a Amazônia.

Terra-mãe ainda mostra o encontro de flô com duas crianças indígenas que estão sorrindo para a natureza na imagem, que é ilustrada pela própria autora, em um cenário de dobraduras, colagens e origamis que nos faz pensar que as figuras estão saltando do livro e chegando mais perto de nós!
Não percam essa dica de leitura, adorei!

Vamos fazer atividades com as crianças?


Antes da leitura:
Converse com as crianças sobre os elementos da terra, sobre a água, sementes, sobre o ciclo das árvores e de como a natureza é importante e a mãe de todos nós


Durante a leitura:
Fale sobre não machucar as plantas, mostre as imagens do livro as crianças, relate a trajetória de Flô, até conseguir estar feliz novamente em um ambiente bem cuidado.


Após a leitura:
Como atividade de fixação você pode fazer dobraduras de flores, cada criança irá personalizar a sua com cores e sentimentos. Segue um modelo:


flor de dobradura




Boa leitura!
MyFreeCopyright.com Registered & Protected