Feeds RSS
Feeds RSS

quinta-feira, 12 de abril de 2012

RUTH ROCHA E A ESCOLINHA DO MAR

a escolinha do mar de Ruth Rocha


A escolinha do mar é um livro divertido e curioso, quem não tem vontade de dar um passeio grande no fundo do mar?

Vejo os olhares das crianças quando conto essa história!
Muito divertido o professor Camarão, a estrela do mar bailarina e o peixe Peixoto. Um livro para se divertir e aprender com Ruth Rocha.





O fundo do mar é realmente algo curioso e desconhecido, por isso desperta tantas paixões na infância, imaginem o que pode acontecer na escola de dona Ostra? Os personagens de Ruth Rocha, são muito bem construídos, eles tem vida porque tem histórias pessoais, defeitos, humores... Os animais tem características de gente. Em todos os livros dessa autora é perceptível a sensibilidade e compromisso com a educação.

O livro também conta com o pequeno tubarão Tubaronete, filho do tubarão Barão que apronta a maior confusão na história, o siri-patola que não consegue  frequentar as aulas de ginástica porque só sabe andar de lado, O mestre Villas Peixes que insere canções ao livro, onde o professor ou o pai em casa pode melhor brincar na contação dessa história maravilhosa!

Uma boa deixa para a criançada nessa história é que todos devemos ir à escola, aprender sempre mais aproveitando o que essa instituição maravilhosa pode nos oferecer.
As ilustrações desse livro tem um colorido brilhante! São do grande ilustrador Adilson Farias, que já tem um trabalho concreto e realmente dá vida aos personagens de Ruth Rocha.
A coleção em que este livro está inserida na série "vou te contar", onde a Editora Salamandra  juntou clássicos de Ruth, refez as ilustrações e estão ai nas prateleiras!

Vale a pena ler e reler!
Vamos às atividades de leitura?

Antes da leitura:
Comece falando sobre a vida no mar, características de alguns animais. Você pode mostrar algum documentário, as crianças ficam fascinadas! Cada animal do mar tem uma particularidade diferenciada, uma estrutura corporal, de respiração e classificação como as baleias, por exemplo, que são mamíferos. Então você tem muito sobre o que falar!

Durante a leitura:
Mostre as ilustrações, fale do colorido. Mostre a importância da escola e do compromisso de dona Ostra em manter a escola organizada, em promover passeios para que os alunos participem e aprendam mais.

Após a leitura:
Você pode trabalhar com as crianças as canções que já estão no livro como:
"Roda, roda, roda,

pé, pé, pé.
Caranguejo só é peixe
Na enchente da maré...” 
Ou  se quiser renovar, tenho uma ótima ideia de uma paródia que fiz pra contar essa história. As crianças adoram, levantam, pulam e dançam.
Vocês conhecem o frevo Vassourinhas? Grande ícone do carnaval Pernambucano, alegre e brincante. Querem conhecer a letra que fiz?

" Era muita confusão
na escolinha do mar
tinha lula, camarão
todo mundo a nadar
tinha peixinho peixoto
tubarão a perturbar
Era muita confusão 
na escolinha do mar!


Era muita confusão
na escolinha do mar
tinha estrela do mar
que só queria bailar!
Dona Ostra professora
Todo mundo a estudar
Era muita confusão 
na escolinha do mar!"


Gostaram?
Boa leitura!