Feeds RSS
Feeds RSS

terça-feira, 30 de agosto de 2011

FÁBULAS E CONTOS DE FADAS



Olá gente amiga !
Hoje a gente vai bater um papinho sobre um assunto que eu sempre quis escrever e ainda quero escrever muito mais sobre  os contos de fadas e fábulas. O fato é que desde sempre histórias de Andersen,Perrault, irmãos Grimm, Esopo e etc,estiveram nas nossas vidas.




Outro dia, fui ler para o meu pequeno, uma fábula da Galinha que criava um ratinho e me espantei com a linguagem , tal como o lobo mal engole a vovó, a raposa engole um galo e não pára por ai...A galinha embebeda a raposa, abre a sua barriga, põe pedras dentro, a costura de volta e a lança no rio !

O pior era que eu já tinha começado a ler e tive que adaptar para tornar isso bem leve . Mas como ? 
Substituir termos como " abre a barriga ", " matou o cervo e arrancou seu coração e levou para a rainha má " , gente isso é perigoso! Como dizer uma frase dessas a uma criança sem amendrontá-la ?

Alguém já leu fadas no divã que indiquei em posts passados ?

Precisamos ficar mais atentos aos livros que  compramos , ler antes. Bem como filmes e jogos. 

Definitivamente me preocupa a qualidade dos textos. Alguns escritores , como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Telma Guimarães, Chco Buarque , entre outros , reescreveram clássicos da história infantil, sem mudar a essencia , mas aproximando um pouco mais da nossa cultura com lindos textos e ilustrações que valem à pena!

Mas quem verdadeiramente me surpreendeu( e nem deveria , por ser um escritor maravilhoso e cuidadoso) foi Pedro Bandeira, com o título " A hora do desconto"



Ele não bagunçou os clássicos , mas deu um toque de humor e leveza que só Pedro poderia dar com seu jeito de menino !

O livro é um primor, digno de se ter na biblioteca pessoal ou da sua escola. Pedro Bandeira, transformou as fábulas de Esopo e algumas outras, usando rimas e uma linguagem leve e descontraída. Ele foi muito feliz na escolha do título, das fábulas e mais ainda quando ao final delas ele dá o seu palpite de moral da história. 

O livro conta com as belas ilustrações de Avelino Guedes, Openthdoor, Elizabeth Teixeira e Roberto Borges, uma parceria espetacular, cada um dá uma visão especial do que Pedro reconta ou mesmo Des conta !