Feeds RSS
Feeds RSS

sábado, 25 de junho de 2011

A MENINA QUE ACORDAVA PALAVRAS


A menina que acordava palavras de Nani
Imaginem passar na rua, ouvir uma palavra ... achar bonita e sair por ai repetindo sem  saber o significado ! Será que isso só acontece com crianças ?

você sabe o que significa Iníquo?


A menina que acordava palavras,de Nani


A menina não era somente curiosa, como saia por ai repetindo tudo que ouvia e o pior : não sabia o significado do que dizia !


É engraçado como existem palavras que simplesmente dormem ou se tornam sem uso, ultrapassadas. Essa menina da história estava cansada de ser assombrada por essas palavrinhas e começou a acordá-las. Uma deliciosa história de Nani, com ilustrações do próprio autor. Vale a pena ler !

Como podemos acordar palavras?


A melhor maneira pode ser usando o nosso velho amigo dicionário. É muito importante que as crianças possam ter um dicionário infantil,desta forma, visualizando as imagens elas podem entender significados e ainda fazerem novas descobertas.

dicionário para criançasdicionário para crianças
Recomendo os dois !

"Se você só tiver duas palavras para todo o mundo, o que seria do mundo ? Quando a criança é pequena, a criança não fala cão. Ela refere-se ao cachorro somente como 'au au'.Essa é toda a referência que ela tem do animal. Mas ela pode aprender a referir-se ao cão dela, a partir de outras perspectivas: pode descobrir que o "au au" pode ser chamado de cão ou de cachorro, que ele é um animal mamífero e que "au au" é o som que os cães fazem quando latem. São informações sobre o animal, agregadas à expansão do vocabulário." Ana Teberosky

Ana Teberosky é uma das pesquisadoras mais respeitadas quando o tema é alfabetização. A Psicogênese da Língua Escrita, estudo desenvolvido por ela e por Emilia Ferreiro no final dos anos 1970, trouxe novos elementos para esclarecer o processo vivido pelo aluno que está aprendendo a ler e a escrever. A pesquisa tirou a alfabetização do âmbito exclusivo da pedagogia e a levou para a psicologia. Leia mais sobre ela ...Ana Teberosky. Ela é uma ótima referência para quem busca linguistica. Muito boa !